terça-feira, 4 de novembro de 2008

Festas sem drogas




VOCÊ É CAPAZ DE FAZER FESTA SEM DROGAS ?

As pessoas acabam associando o prazer da festa ao consumo de drogas, mas esta é a maior causa da morte de jovens .

A Organização Mundial da Saúde (World Health Organization) expôs em seu último relatório sobre o tabagismo ser a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Após 40 anos da publicação do primeiro documento onde ficaram comprovados os malefícios do consumo de cigarros, agora expõe-se o comprometimento de órgãos vitais como pâncreas e estômago, além de doenças como pneumonia, leucemia, catarata e cânceres diversos.
Segundos os dados apontados 1,2 bilhões de pessoas no mundo são fumantes e 4,9 milhões morrem anualmente em decorrência do tabagismo. Os dados foram coletados entre 4.225 trabalhadores divididos em 67% homens e 32% de mulheres, e foram analisados os perfis destas pessoas, abuso de álcool, consumo de alimentos em geral, as atividades físicas e as percepções de estresse e auto-avaliação em saúde.
Pode-se perceber que os jovens (ou fingem) ou parecem estar alheios aos efeitos maléficos do consumo destas substâncias. Uma análise maior demonstrou que o consumo per-capita de álcool no Brasil nas pessoas com idade maior ou superior a 15 anos é de 5,8 litros de álcool.
Agora a TV mostra um outro lado das bebedeiras que parece glamourizar o álcool. O aumento do tempo frente a TV faz com que o pensamento crítico fique comprometido, e assim pôde-se ver nos dados da OMS um aumento de consumo de bebidas alcoólicas e uma diminuição das atividades físicas de lazer. Uma das piores conseqüências são os acidentes de trânsito. Assim como a maconha, a cocaína e até mesmo os medicamentos comprados nas farmácias o álcool e o cigarro são drogas, a diferença é que são legalizadas.
Não está se dando a importância merecida e necessária aos vícios, e isso pode ser atribuído a ampla divulgação das mídias. É grande também o acesso das pessoas a estas drogas. Em Foz do Iguaçu se vê um, grande consumo não só pelos jovens talvez pela facilidade com que a Tríplice Fronteira oferece para a compra de tais produtos e a garantia de preços baixos e acessíveis.
A criminalidade em Foz está aliada ao consumo de drogas. Diariamente vemos casos de acertos de contas movidos por dívidas referentes a drogas, ou outras ocasiões incentivados pelo consumo de bebidas alcoólicas. Quando se está sobre o efeito da determinada droga, perde-se a medida e é fácil não pensar nas conseqüências das atitudes.
Há ainda a perturbação ao sossego alheio que é o maior motivo das chamadas á polícia, nos finais de semanas por bebedeiras de jovens de classe média alta, com som a todo o volume e completamente embriagados, gritando,depredando,desafiando as leis e enlouquecendo pais e comunidade, o que pode ser comprovado nos programas policias exibidos na região.
Iniciativas já foram tomadas pela Organização Pan-Americana da Saúde em busca de um tratado internacional Antitabaco que faria restrições nas propagandas exibidas nas TV’s e regras novas para a cobrança de impostos. Assinada em 1º de Março de 2007 esta é uma grande iniciativa no combate e a diminuição, mesmo que aos poucos, de substancias nocivas a saúde.
Enquanto houver a facilidade de se chegar até as drogas e sem uma ampla divulgação dos malefícios delas teremos ainda muitos dependentes químicos e seremos obrigados a assistir na mesma mídia que expõe as drogas como algo bom, os mutilados e mortos reféns do consumo alucinado das mesmas. Portanto seja responsável, e será aceito socialmente por todos. Isso sim é não ser careta.


FOTO1 :
O cigarro é um dos principais vilões em número de mortos seja pelo consumo ou mesmo exposição a ambientes de fumo

FOTO2:
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) os acidentes de transito provocados por bebidas levam a impactos de cerca de R$ 5,3 milhões anuais na sociedade

FOTO3:

Acidentes acontecem a qualquer hora do dia mas o consumo de álcool leva à desatenção do motorista perda dos reflexões e da vida

Nenhum comentário: