terça-feira, 11 de novembro de 2008

Um mito reconhecido no mundo inteiro

CHE,UM MITO AINDA VIVO" Figura marcante pela sua aparência de barba e boína, vestido com um casaco fechado até o pescoço, dá a imagem de um homem resfriado".


Um revolucionário que propagou o fogo da rebelião pela América Latina. Nasceu em Rosário(Província de Santa Fé,Argentina)no dia 14 de outubro de1928 , Ernesto Che Guevara, Filho de uma família de classe média que emigrou ainda pequeno,com seus pais ,para a região de Missiones, explorando a febre da erva-mate.Ali ,viveu seus primeiros anos de vida .Mais tarde, em busca de recursos ,seus pais mudaram para região de Córdoba.

Guevarra sofria de asma e para estudar melhor sua enfermidade,formou-se em medicina pela Universidade de Buenos Aires. Também se dedicou aos leprosos trabalhando em alguns hospitais da região.Nessa época mostrava pouco interesse pela política até conhecer Hilda Gadea,uma marxista de ascendência indígena,com quem se aprofundou e dispertou o interesse pela política.Em 1949 realizou sua primeira viajem de bicicleta pelo Norte da Argentina onde tomou contato com os oprimidos de seu país e começou aí a luta revolucionária de guerrilheiro que caracteriza Guevara.
Aos 39 anos de vida chegou a adotar diferentes rostos e identidades para despistar os serviços de inteligência nas suas missões secretas com o objetivo de fazer revolução em outras regiões.

Dia 9 de outubro de 1967,há 40 anos atrás morria um mito que tentou sem sucesso propagar o fogo pela América Latina. Em 1955 , no México ,conheceu Fidel Castro um revolucionário Cubano que havia se exilado por lá.Foram grandes amigos e companheiros de luta.

Hoje Fidel aos 81 anos, se recupera de uma grave doença intestinal e foi substituido pelo seu irmão Raul a quem cedeu o poder no dia 31 de julho de 2006.Os restos mortais de Guevara estão guardados desde outubro de 1997, em Santa Clara,cidade tomada por Guevara em 1958,durante a revolução dirigida por Fidel Castro.
São prestadas várias homenagens a esse mito que permanece vivo ,embora ainda gere muitas controvércias.

Nenhum comentário: