segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Remédios caseiro

A grande maioria das famílias tem em seu quintal algum tipo de planta que tem poder de alívio para suas dores como no tempo da vovó.
Posted by Picasa

Plantas Medicinais

Faz parte da nossa rotina diária tomar chá caseiro para aliviar alguns sintoma de saúde."Mas cuidado,sempre com orientação médica".
Posted by Picasa

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cerâmica Portuguesa

Maria Manuela Lavado,(70) chegou em Foz do Iguaçu em 1959. Sua cidade natal Fátima destrito de Leiria-Portugal.Casou-se com Jõao da Silva Lavado(76)também portugues e tiveram quatro filhos.
Dona Manuela descreve: "cheguei em Foz do Iguaçu e encontrei apenas quatro famílias que residiam na fronteira(Savaris,Favasso,Domareski e Gomes). Hoje posso contar minha história com muita satisfação de ter presenciado o crescimento desta cidade e acompanhado seu desenvolvimento que muito me orgulha.Aqui eu criei meus quatro filhos,claro,com muito sacrifício,hoje estão todos casados," Foto : Cleci Bianchin
Posted by Picasa

terça-feira, 18 de novembro de 2008

HERANÇA CULTURAL

"TODOS TEMOS EM NOSSAS CASAS ALGUMA HERANÇA CULTURAL QUE CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO DE NOSSO PAÍS DESDE UM BALAIO AFRICANO, UM JARRO JAPONÊS, TALHERES ITALIANOS, LOUÇA PORTUGUESA, A CAMA TURCA".

O Paraná é um dos estados com a maior diversidade étnica do Brasil. São alemães, poloneses, ucranianos, italianos, japoneses, povos que ajudaram a construir o Paraná de hoje. As 28 etnias que colonizaram o Estado trouxeram na bagagem sua cultura, costumes e tradições.
Quem visita Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, se surpreende com a cultura das 65 etnias que compõem a população local. A região é exemplo para o mundo de convivência pacífica entre povos de diferentes costumes e nacionalidades. Atualmente Foz do Iguaçu conta também com nove colônias sendo elas: Alemã, Árabe, Gaúcha, Italiana, Japonesa, Portuguesa, Afro Brasileira, Ucraniana, Paraguaia.
"Nós brasileiros devemos muito a esta mistura de Italianos, Japoneses, Portugueses e Espanhóis que vem nos presentear com uma rica cultura.”
Maria Manuela Lavado, 70 anos e seu esposo João da Silva Lavado, 76 anos vieram de Leiria (distrito de Fátima) em 1959. Chegaram em 1954 no Porto de Santos e vieram para o norte do Paraná, se instalando em Foz do Iguaçu somente em 1959. Manuela conta que não tinha nada em Foz nem asfalto na principal avenida, e que somente havia oito casas, entre elas correio, Savaris, Favasso, Domaresk e Gomes. Casaram-se e vieram para o Paraná. Naquela época tinham dificuldades para conseguir produtos de necessidades básicas por falta de mercados, mercearias, ou vendas. Tinham no início dificuldades de amizades e um bom relacionamento na comunidade por falta de moradores e difícil acesso, no entanto fizeram amizade com os construtores da ponte da amizade, pois eram de uma empresa portuguesa. Hoje são comerciantes pioneiros na cidade na área de ferragens e utencílios.
Kamal Osman, 58 anos, casado com Fátima Massae Osman, 54 anos, tem quatro filhos e quatro netos, é natural de Baaloul, no Líbano. Chegou ao Brasil com dois anos de idade, mas seu pai Mahmoud Osman, já havia imigrado no Brasil em 1952. Em 1963 veio para o norte do Paraná, numa cidade chamada Assai. Casou-se em Foz do Iguaçu em 1977 e em 1978 começou as atividades comerciais.
Francisco Cerrano Martinez, 60 anos é natural de Zaragoza, Espanha. Em 1971, com 24 anos chegou ao Brasil, direto em Porto Alegre onde tinha um tio que residia nesta cidade, ali se casou e teve dois filhos, em 1982 chegou a Foz. Ele diz que tem mais ou menos 20 famílias espanholas que vivem em Foz.
A imigração é comum em toda parte mais ela se destaca quando se trata de Brasil. Desde a nossa colonização que na maioria se fez dos vindos da Europa, nossa marca estrangeira está registrada até os tempos atuais em nossas casas, caras, mesas e cultura.
A miscigenação é muito grande e se acentua na parte Sul e Sudeste do país com colônias japonesas, italianas, alemãs e portuguesas. A nossa história deve muito também aos africanos que vieram á força por trabalho escravo e destes notamos fortes heranças na parte norte do país. O meu Brasil é tão estrangeiro e aperfeiçoou seus traços vivenciando na história o famoso jeitinho brasileiro.
"O equilíbrio Japonês”
Além de nos trazerem uma demonstração forte de união e força no trabalho, por serem incansáveis, os japoneses nos trouxeram o arroz como uma contribuição rica para a formação da nossa comida típica, além de nos ensinar a harmonia que se pode ter com a natureza sabendo aproveitá-la em nossos móveis, objetos decorativos a base de bambu, junco, árvores em miniaturas “Bonsai”, a sintonia de sons relaxantes como os sinos do vento e as fontes artesanais.
As sedas japonesas tiveram um forte peso em alguns momentos da história, mas hoje com o crescimento da população nas regiões onde se estabeleceram estão se destacando na área têxtil em produção de jeans que é um ícone no vestuário brasileiro.

“As cerâmicas Portuguesas”
Quem nunca entrou em um ambiente que tem azulejos decorados nas paredes. Em vários patrimônios históricos, algumas casas de época, até mesmo nas inovações modernas notamos o traço Português das pinturas em cerâmica e o seu uso na decoração dos ambientes. Os Portugueses foram os maiores responsáveis pela nossa colonização e de herança nos deixou a valorização do convívio social, onde todos temos um ambiente na casa para a recepção de amigos, familiares, tomada de decisões, e prováveis eventos, seja numa sala de estar ou jantar.

“A ostentação do mundo árabe”
Este mundo compreende várias culturas de várias nações desde o Marrocos ao Irã, mas foram os sírios e libaneses que nos incluíram nesta história. Como famosos comerciantes vieram sem apoio do governo e se instalaram no comércio desde os bazares, loja de especiarias e restaurantes típicos. São conhecidos como os bons de matemática porque sabem ganhar dinheiro. Os seus estabelecimentos não são muito atrativos e não se destacam pela decoração e aparência, no entanto em suas casas fazem questão do maior conforto, valorizam e mantém muito sua cultura fazendo questão de expô-la em detalhes, desde os tapetes persas, quadros, peças de decoração, estilo na disposição, alguns ousam na arquitetura, mas nunca pode faltar o dourado ou ouro, que é o símbolo da riqueza Árabe.

“O que ficou de herança dos Africanos”
A nossa cultura racista por muito não fez questão de demonstrar qualquer traço africano em nossa herança cultural, nem mesmo na língua e culinária, mas atualmente algumas tendências decorativas tem trazido demonstração de alguns trabalhos e objetos desta cultura que é tão brasileira quanto nossos estrangeiros, como estampas em tecidos artesanais, peças em grafismo, galinhas d’Angola, cestos, barris e máscaras usadas em danças rituais.

“Tudo acaba em pizza”
Como pensar em pizza sem lembrar dos Italianos se “tudo acaba em pizza”! Essa expressão é uma marca brasileira com gostinho do estrangeiro. Os Italianos tiveram grande contribuição no nosso crescimento na época das grandes colheitas de café e algodão, mas é impossível pensar neles sem lembrar do vinho e da macarronada de Domingo.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Um mito reconhecido no mundo inteiro

CHE,UM MITO AINDA VIVO" Figura marcante pela sua aparência de barba e boína, vestido com um casaco fechado até o pescoço, dá a imagem de um homem resfriado".


Um revolucionário que propagou o fogo da rebelião pela América Latina. Nasceu em Rosário(Província de Santa Fé,Argentina)no dia 14 de outubro de1928 , Ernesto Che Guevara, Filho de uma família de classe média que emigrou ainda pequeno,com seus pais ,para a região de Missiones, explorando a febre da erva-mate.Ali ,viveu seus primeiros anos de vida .Mais tarde, em busca de recursos ,seus pais mudaram para região de Córdoba.

Guevarra sofria de asma e para estudar melhor sua enfermidade,formou-se em medicina pela Universidade de Buenos Aires. Também se dedicou aos leprosos trabalhando em alguns hospitais da região.Nessa época mostrava pouco interesse pela política até conhecer Hilda Gadea,uma marxista de ascendência indígena,com quem se aprofundou e dispertou o interesse pela política.Em 1949 realizou sua primeira viajem de bicicleta pelo Norte da Argentina onde tomou contato com os oprimidos de seu país e começou aí a luta revolucionária de guerrilheiro que caracteriza Guevara.
Aos 39 anos de vida chegou a adotar diferentes rostos e identidades para despistar os serviços de inteligência nas suas missões secretas com o objetivo de fazer revolução em outras regiões.

Dia 9 de outubro de 1967,há 40 anos atrás morria um mito que tentou sem sucesso propagar o fogo pela América Latina. Em 1955 , no México ,conheceu Fidel Castro um revolucionário Cubano que havia se exilado por lá.Foram grandes amigos e companheiros de luta.

Hoje Fidel aos 81 anos, se recupera de uma grave doença intestinal e foi substituido pelo seu irmão Raul a quem cedeu o poder no dia 31 de julho de 2006.Os restos mortais de Guevara estão guardados desde outubro de 1997, em Santa Clara,cidade tomada por Guevara em 1958,durante a revolução dirigida por Fidel Castro.
São prestadas várias homenagens a esse mito que permanece vivo ,embora ainda gere muitas controvércias.

Foz está de Parabéns

SHOPPING CATARARAS-UMA REALIDADE PARA NOSSA CIDADE DE TURISMO INTERNACIONAL

A construção do Shopping Cataratas em Foz do Iguaçu beneficiou a cidade em vários aspectos.Além de gerar empregos diretos e indiretos, trouxe também cultura e harmonia para pessoas de várias gerações, que você não encontra em outro lugar do mundo. As tantas(mais de setenta e duas etnias)de nacionalidades diferentes existentes nesta cidade,faz com que todos convivam pacificamente em grupos.A harmonia das etnias e a convivência dos povos se unem para o desenvolvimento da cidade. Não é só o comércio,mas sim a grande amizade entre os povos de diferentes países, fazem o sucesso deste grande empreendimento. A população de Foz e região tem mais uma opção de lazer e entretenimento para levar os seus filhos passarem um dia diferente neste local que conta com quatro cinemas,uma bela praça de alimentação e mais de quarenta lojas.
Para Roberto Bueno Böck, 24 anos, supervisor da Livraria Nobel, o shopping está contribuindo para o crescimento de Foz. “Após alguns anos de trabalho em prol do desenvolvimento e crescimento da cultura no município de Foz do Iguaçu, o surgimento do shopping Cataratas veio acalhar e colaborar com este crescimento. Não só da cidade mas com o da população, de um modo geral. Esperamos que esta idéia plantada cresça e se desenvolva cada dia mais,gerando assim muito mais que um ambiente de lazer e entretenimento para as famílias.
"Nós da Livraria Nobel,estamos sempre de portas abertas para recebe-los e dar boas vindas”.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Festas sem drogas




VOCÊ É CAPAZ DE FAZER FESTA SEM DROGAS ?

As pessoas acabam associando o prazer da festa ao consumo de drogas, mas esta é a maior causa da morte de jovens .

A Organização Mundial da Saúde (World Health Organization) expôs em seu último relatório sobre o tabagismo ser a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Após 40 anos da publicação do primeiro documento onde ficaram comprovados os malefícios do consumo de cigarros, agora expõe-se o comprometimento de órgãos vitais como pâncreas e estômago, além de doenças como pneumonia, leucemia, catarata e cânceres diversos.
Segundos os dados apontados 1,2 bilhões de pessoas no mundo são fumantes e 4,9 milhões morrem anualmente em decorrência do tabagismo. Os dados foram coletados entre 4.225 trabalhadores divididos em 67% homens e 32% de mulheres, e foram analisados os perfis destas pessoas, abuso de álcool, consumo de alimentos em geral, as atividades físicas e as percepções de estresse e auto-avaliação em saúde.
Pode-se perceber que os jovens (ou fingem) ou parecem estar alheios aos efeitos maléficos do consumo destas substâncias. Uma análise maior demonstrou que o consumo per-capita de álcool no Brasil nas pessoas com idade maior ou superior a 15 anos é de 5,8 litros de álcool.
Agora a TV mostra um outro lado das bebedeiras que parece glamourizar o álcool. O aumento do tempo frente a TV faz com que o pensamento crítico fique comprometido, e assim pôde-se ver nos dados da OMS um aumento de consumo de bebidas alcoólicas e uma diminuição das atividades físicas de lazer. Uma das piores conseqüências são os acidentes de trânsito. Assim como a maconha, a cocaína e até mesmo os medicamentos comprados nas farmácias o álcool e o cigarro são drogas, a diferença é que são legalizadas.
Não está se dando a importância merecida e necessária aos vícios, e isso pode ser atribuído a ampla divulgação das mídias. É grande também o acesso das pessoas a estas drogas. Em Foz do Iguaçu se vê um, grande consumo não só pelos jovens talvez pela facilidade com que a Tríplice Fronteira oferece para a compra de tais produtos e a garantia de preços baixos e acessíveis.
A criminalidade em Foz está aliada ao consumo de drogas. Diariamente vemos casos de acertos de contas movidos por dívidas referentes a drogas, ou outras ocasiões incentivados pelo consumo de bebidas alcoólicas. Quando se está sobre o efeito da determinada droga, perde-se a medida e é fácil não pensar nas conseqüências das atitudes.
Há ainda a perturbação ao sossego alheio que é o maior motivo das chamadas á polícia, nos finais de semanas por bebedeiras de jovens de classe média alta, com som a todo o volume e completamente embriagados, gritando,depredando,desafiando as leis e enlouquecendo pais e comunidade, o que pode ser comprovado nos programas policias exibidos na região.
Iniciativas já foram tomadas pela Organização Pan-Americana da Saúde em busca de um tratado internacional Antitabaco que faria restrições nas propagandas exibidas nas TV’s e regras novas para a cobrança de impostos. Assinada em 1º de Março de 2007 esta é uma grande iniciativa no combate e a diminuição, mesmo que aos poucos, de substancias nocivas a saúde.
Enquanto houver a facilidade de se chegar até as drogas e sem uma ampla divulgação dos malefícios delas teremos ainda muitos dependentes químicos e seremos obrigados a assistir na mesma mídia que expõe as drogas como algo bom, os mutilados e mortos reféns do consumo alucinado das mesmas. Portanto seja responsável, e será aceito socialmente por todos. Isso sim é não ser careta.


FOTO1 :
O cigarro é um dos principais vilões em número de mortos seja pelo consumo ou mesmo exposição a ambientes de fumo

FOTO2:
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) os acidentes de transito provocados por bebidas levam a impactos de cerca de R$ 5,3 milhões anuais na sociedade

FOTO3:

Acidentes acontecem a qualquer hora do dia mas o consumo de álcool leva à desatenção do motorista perda dos reflexões e da vida